Download grátis (Windows): Launchy – aumente a produtividade com uso de atalhos!

Com o Treo 650, me acostumei à navegação entre aplicativos via teclado. Com o uso do Butler, então, a navegação deu um salto de desempenho, pois é possível realizar a navegação via teclado diretamente entre aplicativos, sem passar necessariamente pelo aplicativo Phone.

Em outras palavras, isto quer dizer que, uma vez estando no aplicativo BiblePlus, posso apertar a tecla “M” e ir direto para o Memorandos. Estando nos memos, se quiser ir para o HandyShopper, basta apertar a tecla “H” que imediatamente irei a este ótimo freeware. Tudo sem precisar fechar cada aplicativo, com muita rapidez, praticidade e estabilidade. Para quem quer agilidade em seu dia-a-dia, considere a aquisição de um aparelho com teclado, pois os atalhos são realmente funcionais, e fazem as coisas acontecerem de uma forma um tanto quanto rápida e prática.

Pois neste post quero lhes apresentar um aplicativo freeware extremamente simples, mas que pode dar um acréscimo de produtividade impressionante para o seu dia-a-dia. Trata-se do Launchy, software de código aberto que, uma vez instalado e usado, dificilmente sairá da lista de seus melhores aplicativos.

O Launchy é um utilitário especialmente desenhado para que você esqueça o menu Iniciar, os ícones de sua área de trabalho e até mesmo o Windows Explorer. O que ele faz é muito simples: indexa os programas de seu menu Iniciar, dentre outras coisas. Assim, você poderá inicializar seus documentos, músicas, pastas, programas, favoritos e demais arquivos com simples teclas de atalho.

Pode-se afirmar, de modo extremamente simplificado, o funcionamento do programa, com o seguinte exemplo: uma vez instalado no seu desktop, dê um Alt + Spacebar (ele fica “invisível” no desktop). Aparecerá a tela do programa, uma barra flutuante. Comece digitando, por exemplo, F-I-R-E-F-O-X. Se o programa – de nome Firefox – estiver instalado em seu menu Iniciar, automaticamente aparecerá o seu ícone na tela. Daí, meu amigo, é só dar um Enter que o navegador é automaticamente inicializado. 🙂

Launchy Firefox

Mas não é só isto.

Com o programa aberto, dê um clique de direita, e escolha a opção “Directories”. Aqui, é possível escolher quais diretórios e tipos de arquivos você deseja que o Launchy indexe. Por exemplo, se você quiser que ele indexe arquivos mp3, basta selecionar a pasta correspondente, e, no “File Types”, escrever “.mp3”, e dar um “Add”. Depois, é só dar um “Rebuild index”, para reconstruir a indexação.Repita o procedimento para cada vez que quiser modificar o conteúdo indexável pelo Launchy.

Launchy mp3

Gostou? Pois tem mais.

O programa ainda tem suporte a skins, mudança das teclas de ativação e até um módulo que permite rodá-lo do pendrive (o qual não cheguei a testar).

Ele conta também com um módulo “calculadora”. Simplesmente faça alguma operação matemática no programa, que o resultado aparecerá imediatamente. Dê adeus à calculadora do Windows! 😀

Fora isto, ele trabalha com diversos mecanismos de pesquisa. Quer um exemplo? Dê Alt + Spacebar, digitel Google, dê um Tab, e digite “blog pda brasil”. Dê um Enter e tcha-ran! O seu navegador padrão é aberto com os resultados da pesquisa no Google pelos termos blog pda brasil. 🙂 E isto também funciona com diversos outros mecanismos de buscas, como wikipedia, msn, yahoo, amazon, netflix, imdb etc.

Launchy Google

Quer ver o conteúdo de seu disco rígido? Alt + Spacebar, digite c:, dê um Tab, e um Enter. Não esqueça do Tab para que os resultados apareçam.

Ele também trabalha em conjunto com os atalhos que você criou para o seu Firefox, inclusive para os mecanismos de pesquisas por palavra-chave. Aqui, se eu quero saber o preço do Treo 650 nas lojas brasileiras, simplesmente dou um Alt + Spacebar, e digito “b treo 650”, que os preços do Treo 650 aparecerão na tela, de acordo com as pesquisas efetuadas no site Bondfaro. É importante lembrar que, para que este mecanismo funcione, é preciso definir este tipo de mecanismo de busca por palavra-chave. Eu criei um tópico no Fórum PDA Brasil explicando como ativar este recurso no Firefox.

O Mac tem um programa semelhante, chamado, salvo engano, QuickSilver. E parece que o Windows Vista tem um recurso nativo semelhante. Entretanto, para aqueles que, como eu, não pretendem migrar para o Vista tão cedo, taí uma ótima sugestão de software de código aberto para melhorar ainda mais sua produtividade pessoal.

Eu já me acostumei tanto com o programa que praticamente nem uso mais o menu Iniciar. O bom é que o Launchy “aprende rápido” as preferências do usuário. Toda vez que quero abrir o meu software de código livre “Thunderbird”, para checar meus emails, não faço mais do que dar Alt + Spacebar, digitar “th” e dar Enter. Muito mais rápido que “caçar” o programa no menu Iniciar.

Aproveitei e indexei também os documentos da pasta Meus Documentos, com a extensão .doc. Assim, toda vez que quero acessar o arquivo “Blog links”, onde copio os links deste blog, não faço mais do que dar Alt + Spacebar, digitar “bl” e dar Enter. Muito mais rápido que “caçar” o arquivo no menu Iniciar, opção “Meus documentos”.

E aí, o que você está esperando? Baixe já o Launchy para o seu Windows, e viva uma vida mais produtiva, rápida e eficiente.

Artigos relacionados

Se gostou, compartilhe:

Anúncios

2 Responses to Download grátis (Windows): Launchy – aumente a produtividade com uso de atalhos!

  1. […] Download grátis (Windows): Launchy – aumente a produtividade com uso de atalhos! […]

  2. charles disse:

    Tenho um treo650 e detestor usar a caneta. Tem como só usar o teclado para todos os aplicativos usando as teclas de navegação por exemplo para aplicativos como o HANDMONEY HANDSHOPPER entre outros?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: