HTC P3300: mini review by tridi

By tridi: “Saudações a todos

Retornei de férias e trouxe comigo o HTC P3300. Já li alguns comentários sobre ele por aqui e gostaria de compartilhar minhas impressões com vocês. Antes uma pequena história tragicômica. Entrei em uma loja para comprar um SD para a minha câmera e acabei saindo com o HTC. Tive em mãos vários phone editions e Nokias e Sansungs. No fim minha escolha foi feita em função do custo/benefício e por ter sobrevivido à ira de minha esposa. Mas vamos às impressões:

Compacto e leve
Muito bem construído e acabado, é bem compacto, 108 x 58 x 16.8 mm e muito leve, 130g.
Linhas retas com bordas arredondadas e cor grafite opaco formam um conjunto muito discreto. Os únicos elementos de aparência metálica são o trackwheel na parte frontal e filetes nas laterais. A única saída que ele tem é o mini USB, que serve para o sincronismo, carga e fone de ouvido. A empunhadura é excelente. Como ele é bem fino fica muito confortável no bolso da camisa ou da calça. Acompanham um estojo para se prender no cinto, um carregador de bateria, um cabo para sincronismo, manuais e CDs de instalação.


GPS
O GPS integrado possui o chipset SirF StarIII. A tampa da antena pode ser removida para a utilização de uma antena externa de maior potência. Acompanha um software, GPSRapide, que a cada sincronização, com o PC online, atualiza os dados, com a posição dos satélites e vale por 3 dias. Também pode ser utilizado o GPRS/EDGE para essa atualização (cerca de 60 kb).
Junto com o P3300 veio o software Tom Tom, com direito a escolha de um mapa free a ser baixado. O problema é que todos os mapas são de cidades da Europa…
Li alguns comentários sobre dificuldades de uso do Destinator devido à velocidade do processador mas ainda não testei para conferir.
Para testar o GPS por aqui, ainda estou testando o Navigator II e o BeeLineGPS . Testei também o PocketStars que lê dados do GPS e o Vito AstroNavigator , que atualiza dinamicamente a visualização do céu conforme sua posição e velocidade.

A vantagem do GPS integrado, a meu ver, em relação a um dedicado é a mesma que um pda com celular integrado (ou vice-versa): menos coisas para carregar. No caso do P3300 a convergência é total, todos os recursos do WM5, celular e GPS em um só aparelho bem compacto. Até agora usei em trilhas e bikes e ele foi muito bem, fornecendo dados como localização, distâncias, velocidades, altitudes e trajetos etc.
Como sou novato no uso de GPS não tenho condições de opinar sobre sua qualidade mas o chipset SirF StarIII é tido como o melhor atualmente, quanto aos softwares ainda estou na fase de testes.

HTC RollR
Ele é um dispositivo proprietário que integra a ação de um trackwheel e um trackball.
O trackwheel pode ser girado nos sentidos horário e anti-horário. Ele é muito fácil de ser usado e faz um pequeno click a cada mudança de posição. O trackball é uma pequena esfera que pode ser movida livremente em qualquer direção. Ela também permite a navegação entre os controles e executa a ação se for pressionada.
Esses dois dispositivos executam algumas funções redundantes mas sua principal vantagem é a rapidez. A movimentação entre as janelas, abas e controles é muito rápida e fácil. Somente os menus de alguns aplicativos não são acessíveis pelo RollR.
Fiz um breve filme, de baixa qualidade, com minha câmera fotográfica mostrando o HTC RollR em ação. Ele pode ser visto aqui

Mouse
Para se conseguir um acesso a todos os controles existe a possibilidade de se usar o modo mouse, quando então o trackball funciona como controle do cursor.
Não consegui me adaptar muito bem ao modo mouse. Embora sua sensibilidade possa ser configurada seu uso ainda é um pouco desconfortável. Talvez se houver uma atualização ele seja mais efetivo.

No geral gostei desse sistema, li algumas criticas sobre uma imprecisão no seu uso, que de fato ocorre devido ao pequeno tamanho do TrackBall e sua alta sensibilidade, mas creio o que o fator principal é falta de adaptação ao RollR, o que requer algum treino.
Um ponto a ser relevado é que TrackWheel não funciona como um botão direcional convencional, então não sei como fica a “jogabilidade” de certos games.

A ergonomia do P3300 é boa. Os botões estão bem posicionados além dos recursos adicionais do HTC RollR e mouse. Dessa forma a stylus pode ser usada somente para a entrada de dados ou quando for necessária para algum programa específico. Isso facilita muito o uso com uma mão.

Processador e memória
O processador OMAP da Texas, rodando a 201 Mhz dá conta do recado, mas sob qualquer ponto de vista é lento. Os delays são plenamente aceitáveis e, na grande maioria dos casos, não chegam a incomodar, mas a abertura de documentos muito pesados é demorada. Aplicativos que exigem muito do processador, como o PocketStars, também tem o desempenho afetado, mas de forma alguma inviabilizado.

Antes de comprar refleti sobre os 200 Mhz e sobre qual uso faria do P3300. Regularmente não uso documentos nem games pesados, apenas textos e planilhas, em geral, menores do que 1MB. Internet, e-mail e PIM completam meu pacote básico de uso, então, levando em conta o custo/benefício muito favorável e ainda o meu interesse em um GPS, resolvi comprar. Deve sair menos do que R$ 1200 (Ainda não chegou a fatura do cartão).

Ainda não testei o Skype, mas como o tenho no PC de casa e no trabalho e hotspots estão ficando raros aqui em SP, não acho prioritário o seu uso.
Também não alterei a velocidade do clock para testar e assim que fizer atualizo este post.

A memória é de 64 MB de RAM e 128 MB de ROM, mas disponíveis após um soft reset ficam somente 26 e 37 MB respectivamente.

Conectividade
Wi-Fi e Bluetooth funcionam perfeitamente, conversando com APs e outros aparelhos sem nenhuma dificuldade.
O EDGE da Claro, que pelas minhas medições tem ficado em torno de 120 kbps, também foi bem simples de configurar.

Celular
Tive uma agradável surpresa com a excelente qualidade das ligações. Bem melhor que o Treo 650, tanto na captação do sinal quanto no volume e clareza das ligações. Na garagem do meu prédio o P3300 bateu o Treo em todas comparações. Muito bom.
Uma preocupação que eu tinha era em relação à ausência de teclado do HTC, mas ela foi parcialmente suprida pelos programas nativos VoiceSpeedDial (discagem acionada pela voz), SpeedDial (acionada por um número) e Smart Dialing (Tipo de T9 que ordena uma lista tanto por letras quanto por números). Dessa forma posso ligar para os números que mais uso pressionando apenas um botão lateral, no caso do VoiceSpeedDial. No caso do SpeedDial e SmartDialing é necessário tocar a tela, mas em caso de urgência pode ser usado o dedo mesmo.

Câmera
Rigorosamente, a câmera fotográfica de 2 MP não foi bem (além de não possuir nenhuma proteção para a lente). Ela tem alguns recursos como ajuste de branco e dois sistemas de fotometria, mas a falta de nitidez afeta as imagens em qualquer situação, mesmo com boa iluminação. Testei todas as combinações possiveis mas não consegui um resultado satisfatório. Provavelmente isso pode ser corrigido via software em alguma atualização futura.
Lamentavelmente não existe a função macro, mas as fotos podem ser tomadas à cerca de 25 cm conforme a foto abaixo de um livro aberto. Aliás a profundidade de campo vai de 25cm ao infinito, o que acaba chapando as imagens, conforme pode ser visto na foto da praia com a mão indicando as pessoas.



Ela também tem a capacidade de filmar, mas com formato QCIF (176×144) não dá para se fazer muita coisa. Contudo, mesmo com essas limitações, que espero sejam corrigidas, é sempre bom poder contar com uma câmera à mão.

Amostra de filmes:
Poente em Itamambuca
Cachorrinho Otto
Obs. acabei de ver esses filmes no photobucket e a conversão para .flv piorou muuito a qualidade. No PC não fica tão mal assim :p

Vídeo
Não sou muito adepto de ver filmes em pdas, já quase não via no x50v apesar da sua tela VGA, mas assisti a um show do Pink Floyd, no P3300, rodando a 25 fps e foi tranquilo.

Áudio
A qualidade do som é boa, considerando o fone de ouvido USB que o acompanha. O volume poderia ser um pouco mais alto, mas como só testei com o Windows Media não sei o seu comportamento com outros players.

Radio FM
É legal, vem com RDS/RDBS.

Softwares adicionais
Além do QuickGPS e Tom Tom vieram o excelente GPRSMonitor, um programa legal de backup, o Sprite BackUp e o MIDLet Manager para gerenciar aplicativos e games em Java que ainda não testei. Ainda vem com um Zip e o fraquinho Clear Vue.

Bateria
Ficando somente com o telefone ligado e usando PIM, Office, Notas e algum game leve, já deu para perceber que ela dura muito. Tenho a impressão de que dura quase tanto quanto a do Treo 650.
Estou naquela fase inicial de uso intenso para testar tudo, mas mesmo assim ela dura um dia, creio que passado o furor inicial ela deva durar uns três dias.

Enfim:
O P3300 apresenta praticamente todos os recursos interessantes termos de conectividade, além de um receptor GPS integrado, em um aparelho muito compacto, leve e bonito.
O RollR necessita algum treino para ser usado plenamente mas representa um avanço significativo em termos de ergonomia.
Seu ponto fraco é a velocidade do processador, que não chega a comprometer, mas poderia ser maior, contudo isso é compensado pelo conjunto bem equilibrado e cheio de recursos.”

Leia os comentários a este excelente review completo deste aparelho clicando aqui.

Anúncios

11 Responses to HTC P3300: mini review by tridi

  1. Rodrigo disse:

    Tridi, boa noite.
    Baseado na sua reportagem acabei comprando um P3300 da HTC e gostaria de saber qual a sua opinião sobre o melhor programa para o GPS.
    Me recomendaram o Destinator, mas como moro em Brasília acho q o Destinator ainda não possui suporte aqui.
    Abraços, Rodrigo

  2. hotmar disse:

    Olá Rodrigo,

    O tridi escreveu o review no Fórum – http://www.pdabr.com – assim, sugiro que se cadastre lá e faça e pergunta direto pra ele. 😉

    Valeu!

  3. Duarte disse:

    Hey Tridi, sabes alguma se o P3300 tem uma JVM (KVM J2ME) instalada? Sabes que existem alguns problemas associados à sua utilização?

    Arbaço

  4. hotmar disse:

    Olá Duarte,

    O tridi escreveu o review no Fórum – http://www.pdabr.com – assim, sugiro que se cadastre lá e faça e pergunta direto pra ele. 😉

    Valeu!

  5. Orlando Jr; disse:

    Tridi, comprei recentemente tambem um HTC P3300, já consegui fazer funcionar tudo(wireless/outlook/msn/bluetooth etc…) exceto o GPS, que não encontrei entre os programas instalados! No manual eletronico consta que teria o TomTom Navigator…Como devo fazer para conseguir fazer funcionar o GPS…tem alguma sugestao que tambem conste mapas etc…?? É possivel instalar uma calculadora melhor, do tipo HP??

  6. tridi disse:

    Oops, me desculpem a demora

    Rodrigo, o Destinator não tem mapas para Brasilia, sugiro que você procure pelo trackSource no Portal GPS: http://www.portalgps.com.br/forum/

    Duarte, o P3300 vem com JVM, mas achei poucos aplicativos interessantes e atualmente não tenho nenhum instalado.

    Orlando, o Tom Tom deve vir de fábrica, na ext ROM. Se por acaso ele foi desinstalado basta fazer um hard reset que ele deve aparecer, mas não tem nenhuma utilidade no Brasil, já que quase todos os mapas disponíveis são da Europa.
    Existem vários programas para utilisar o GPS: o que achei melhor foi o GPS Tuner http://www.gpstuner.com/ , mas ele não vem com mapas (mas podem usados do GoogleMaps) nem traça rotas. Seu uso é off road. Acho que o único programa com mapas e roteável é o Destinator, mas a abrangência dele é limitada. Verifique que ele cobre a região que te interessa. Quanto às calculadoras, existe uma variedade enorme delas, pesquise no Google ou em http://www.pocketgear.com/software_browse.asp?cat=4.

  7. hotmar disse:

    Olá Orlando,

    O tridi escreveu o review no Fórum – http://www.pdabr.com – assim, sugiro que se cadastre lá e faça e pergunta direto pra ele. 😉

    Valeu!

  8. pyra disse:

    por favor, como instalo skype no htc p 3300??

  9. Robson disse:

    TRIDI, acabei de comprar um P3300 em Cingapura eele está com o MAPKING ASIA, gostaria de saber qual o melhor programa para GPS no BRASIl, principalmente para o RJ, gostaria de saber como faço o download do programa e dos mapas.
    Como faço para troca o WM6 de inglês para português.
    Que outros softawres existem para este PDA?
    Um abraço

  10. caroline disse:

    ola gostaria de saber como faço para assistir video do youtube no meu htc p3300

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: