Apresentando o Mio P550b – PDA com GPS comprado pelo IBGE

By Ferrugem: “Pessoal,

Acho que todos já tomaram conhecimento de que a contagem populacional, bem como o censo agrário de 2007 serão feitos usando-se um PDA para facilitar a vida dos recenseadores e agilizar a tabulação dos resultados.

Esta semana recebemos os primeiros equipamentos aqui na agência para o treinamento do pessoal que vai trabalhar no censo. A princípio eu achei que o PDA seria um pé de boi qualquer, no máximo um z22 da vida, mas me surpreendi quando vi a maquininha de perto; ele é revestido com uma verdadeira armadura que o protege contra choques e até mesmo contra água, pois é aparafusado e vedado com uma cinta de borracha em seu interior.

Mio

O equipamento é um Mio P550, que recebeu um “b” no final para essa versão brasileira. Ao todo o IBGE comprou cerca de 85 mil PDA´s para a realização do censo agrário e da contagem.

Specs

Operating System Windows Mobile® 5.0
Display 3.5″ TFT with touchscreen/65k colors/QVGA-240×320 pixels
Memory On-board 2GB flash memory with 64MB SDRAM, SD/MMC/SDIO slot
GPS 20 channel SiRFstarIII
Connectivity USB v1.1, Bluetooth V2.0, built-in WLAN 802.11b+g module
Microphone Built-in microphone
Speaker/Headphone Built-in speaker / 2.5mm earphone jack
Battery 1200mAh rechargeable Li-ion battery (1900 na versão “brasileira”)
Dimensions 4.15″x2.4″x0.6″(126x73x17.6mm)
Weight 6 oz (170g) – Pesadinho… Shocked

Acessem o site da Mio-Tech: http://www.miogps.com/US/

Clique aqui para ver algumas fotos, em modo thumbnails, que fiz com o aparelhinho aqui na agência

Confiram mais informações sobre o aparelho clicando aqui.

45 Responses to Apresentando o Mio P550b – PDA com GPS comprado pelo IBGE

  1. Moreno disse:

    O P550 é realmente uma maravilha. Adquiri um desses a dois meses e instalei o Destinator, que aliás, funciona perfeitamente.

    Sensacional!

  2. hotmar disse:

    Moreno, seja bem-vindo ao Blog! 🙂

    E que bom que você esteja gostando do aparelho! A combinação de hardware robusto com boa integração aos serviços online certamente é uma das chaves do sucesso deste aparelho! 🙂

    Grande abraço e que Deus lhe abençoe!

  3. João Carlos disse:

    Olá, tenho o Win 98 e não achei o software para poder reconhecer via usb este aparelho, não tenho o plug-in.
    se souberes poderia me indicar o local, agradecido

    • Santos disse:

      Só com o usb não vai reconhecer mesmo, e preciso ter instalado no seu computador o software que o reconhece e esse software e o ActiveSync da Microsoft, sem ele e mesmo que nada, e só instalar que automaticamente ele vai reconhecer qualquer Pocket PC; Qualquer duvida e so entrar em contato. pena que eu não posso usar mas o meu, caiu agua na tela e não funciona mas o toque.

  4. hotmar disse:

    João Carlos, tenta ver na página do Fórum: http://www.pdabr.com/viewtopic.php?t=666 se alguém pode te ajudar, pois, como não conheço o modelo, não tenho como opinar.

    Abraços!

  5. Lucas disse:

    Passei no concurso do IBGE para ACM e vou trabalhar com uma belezinha dessas, pelo que entendi no post acima ele tem memória interna de 2 gb, se for isso mesmo da pra colocar muitos arquivos nele. Queria saber um site onde eu posso encontrar aplicativos pra este pda como jogos e programas.

  6. hotmar disse:

    Lucas, seja bem-vindo ao Blog! 🙂

    Olha, como ele roda Windows Mobile, acredito que no sites como PocketGear.com e Handango.com você encontre muitos aplicativos legais para o Mio.

    Dê uma pesquisada também em nosso Fórum – http://www.pdabr.com – cadastre-se lá e verá que muitas coisas boas podem ser feitas com o seu futuro PPC.

    E parabéns pela aprovação no concurso público! 🙂

  7. jefferson disse:

    gostaria de saber como configuro a internet?
    alguem pode me ajuda?

  8. hotmar disse:

    jefferson, dê uma passada aqui: http://www.pdabr.com/viewtopic.php?t=666 e faça a pergunta, certamente a comunidade irá lhe ajudar. 🙂

  9. Ferrugem disse:

    Cara, só hoje vi esse post aqui no blog, graças ao “posts selecionados”…

    Eu já não estou mais no IBGE, meu contrato de dois anos terminou e agora eu estou me dedicando à educação em tempo integral, dando aulas em duas cidades e morando em outra.

    Quando ainda na agência, meu contato com o P550b foi bastante reduzido, estive com ele em mãos por alguns dias, logo quando chegou, mas como o pessoal do censo viajou para a capital (Natal) para um treinamento e levaram junto os PDA’s, acabei saindo de lá e não tendo mais comptato com os aparelhos.

  10. hotmar disse:

    Ferrugem, pois é, o tópico ficou pra trás na ordem cronológica, mas é um dos campeões de audiência do Blog! 🙂

    Tanto é assim que faço questão de mantê-lo sempre atualizado, e respondendo aos comentários, que sempre estão surgindo. Quanto ao aparelho, vamos ver se aparece mais alguém do IBGE que tenha o aparelho e que possa sanar as dúvidas, tanto aqui quanto no Fórum. 😀

    Valeu!

  11. jclp disse:

    Um amigo meu trabalha no IBGE e me mostrou o P550B… fui tentar acessar uma rede sem fio mas não consegui… Li o manual mas não aparece a função para habilitar o WIFI como diz no manual… o que fazer?

  12. hotmar disse:

    jclp, tente fazer a pergunta no Fórum – http://www.pdabr.com – que lá devemos ter algum usuário com o Mio que possa tentar te ajudar na conexão WiFi.

    Abraços.

  13. Danniel disse:

    Olá pessoal!
    Estou trabalhando no IBGE com uma belezinha dessas também!
    Como o amigo perguntou acima, a rede WIFI que diz no manual foi desabilitada pelo pessoal do IBGE mesmo =P
    Quanto a arquivos multimídia, acredito que já foi passado que não pode colocar nos PDA habilitados para o censo, maaasss…. 😎 rsrs
    Mas nossa, essa belezinha é incrivel, não ando mais sem ela, estou até pensando em adquirir uma dessas para uso pessoal (porque diga-se de passagem, essa capa azul que o pessoal do ibge colocou no coitado, deixou ele muito feio)

  14. Mario Manaus disse:

    Gostaria de saber como posso fazer para instalar um programa operacional novo em um pda de memoria flash? alguem poderia me dar uma dica?

  15. Jr. disse:

    Olá !!!

    Fui aprovado no concurso do IBGE e estou trabalhando como ACS – Agente Censitátio Supervisor. A tempos estudo informática, sou certificado microsoft mas ainda nao tinha tido a oportunidade de lidar com uma gracinha dessas. Posso afirmar que é uma belezinha. Porém, hoje chegou a notícia de que os recursos físicos, como fones, cabos usb e mídias do PDA ficarão sob a guarda das agências do IBGE, visando uma certa “PROTEÇÃO”. Perdoem a minha ignorância! Mas que proteção é essa? só se for proteção dos componentes físicos, porque os lógicos podem ser acessados facilmente; ou não?. Na minha opinião qualquer pessoa com um pouquinho de noção, consegue ter acesso a arquivos e etc. Os meios físicos também são de fácil acesso fora do ambiente do IBGE; sem contar o bluetooth que pode ser usado para transmitir arquivos.

    Bom… se tiver alguem que possa me dar esclarecimentos sobre o assunto ficarei agradecido.

    Abraços!

    Obs: perdão pelo tamanho do post!

  16. hotmar disse:

    Olá pessoal!

    Todas as perguntas feitas aqui estão sendo respondidas no nosso Fórum – http://www.pdabr.com – portanto, recomendo que vocês se cadastrem no Fórum para que possam ter acesso às discussões.

    Abraços!

  17. Leonardo disse:

    Olá pessoal, tenho um Mio P550 como esse… mas a tela dele está com uma pequena rachadura.. porém funcionando normalmente (toque). Essa parte rachada é um vidro que vem por cima do LCD ou é o próprio? Se caso haja conserto, basta trocar o vidro?

    Preciso de ajuda urgente.
    Obrigado a tdos.

  18. Julierme disse:

    Pessoal, Custei a encontrar um fórum sobre MIO, achei milhares sobre Garmin mas ainda bem que encontrei vocês. Estive no Canadá no início do ano onde na oportunidade comprei um aparelho Digi Walker MIO P550. Fiquei impressionado quando utilizei-o pela vez. Ele veio com os mapas completos da América do Norte com uma riqueza imensa de detalhes, chegando a me avisar onde haveria radáres nas rodovias. próximo posto de gasolina, restaurantes e ainda muito mais.

    Cheguei no Brasil e estou tendo dificuldades para achar mapas compatíveis com este modelo. Ele utiliza a extenção *.fbl enquanto quase todo mundo usa Garmim é a extensão é outra. Acredito até que no Brasil eu não encontre mapas tão detalhados quantos ao que encontrei no Canadá e EUA.

    Desculpe o tamanho do e-mail, mas gostaria que alguém pudesse me orientar.

    Obrigado a todos e Abraços.

  19. Roger disse:

    Olá Pessoal,

    Quanto ao PDA, posso atestar que de manuseio ele é excelente, suas interfaces são muito próximas do PC e tem uma boa velocidade de acesso aos programas e tem uma memória flash 64 MB e 2 GB On-board , creio ser pouca memória se comparado aos MP4.

    Já no quesito BUGs, ele esta deixando a desejar, também passei para o concurso do IBGE para recenseador, e no período de treinamento tivemos problemas com quase 50% dos PDAs numero que considero fora da verdadeira realidade, quero crer que deva ser pelo próprio programa do IBGE que pode está dando algum conflito com o Windows Mobile, espero que em campo junto às intempéries da natureza não dê muitos problemas.

    Fugindo um pouco do PDA em si, esse programa do IBGE para o CENSO 2007 poderia ter sido mais simplificado com um melhor visual, lembra um pouco aqueles programas antigos feitos no CLIPPER. Acredito que não levaram em conta a “facilidade” que é trabalhar em campo debaixo de um sol a pino, tendo a disposição um veiculo de transmissão de dados tão bom como esse PDA, poderiam ter investido um pouco mais no programa.

    Um abraço,

    Rogers

    OS. Muito bom esse site!

  20. Gostaria de saber se tem algum meio de obter o manual operacional do PDA,pois estou com dificuldade de remanejar este equipamento, por favor me oriente o mais rápido possível .

    ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO VOSSA ATENÇÃO.

    VICENTE PAULO DA CUNHA

  21. hotmar disse:

    Roger, obrigado pelos comentários! 😀

    Vicente, sugiro que vc se cadastre no nosso Fórum – http://www.pdabr.com – e tire a sua dúvida por lá, assim como fez o Julierme. Isto porque é lá no Fórum que concentramos as discussões com os outros usuários de pda´s, sendo o blog uma espécie de portal de entrada para o Fórum.

    Abraços!

  22. tigo disse:

    como que faz para excluir um endereço… gostaria de saber….

  23. Marcelo disse:

    Ola, Sou rescenceador do ibge tenho um Pda em casa.
    quando ligo ele, ele ja vai pra tela do Ibge e naum consigo fexar ela
    para poder mexer nas outras coisas do PDA.
    alguem sabe como finalizo o programa do IBGE?

  24. hotmar disse:

    Marcelo, sugiro que vc se cadastre no nosso Fórum – http://www.pdabr.com – e tire a sua dúvida por lá. Isto porque é lá no Fórum que concentramos as discussões com os outros usuários de pda´s, sendo o blog uma espécie de portal de entrada para o Fórum.

    Abraços!

  25. Faraday disse:

    Olá.
    Onde eu posso adquirir, comprar, o modelo P550B, citado acima?
    trabalho no IBGE e deixei cair, acidentalmente, o PDA, trincado a tela, tornando-o insensível. provavelmente terei de arcar com um outro. onde eu posso tentar conserta-lo? há alguma assistencia na Bahia? por favor entre em contato.

  26. eu disse:

    alguem me dá uma dica de um software gps para o meu pda. ele é um pocket p550b

  27. hotpda.com disse:

    ola gostaria de saber como conectar o pda p550b a internet, ki nao seja com activsinc ou via bluetooth , se uma placa de rede ki e se posso compra la … abraços

  28. eu pesso disse:

    POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDE, COLOQUEI SEM QUERER NO P550B DE UM AMIGOU UMA SENHA E AGORA NÃO LEMBRO CADA VEZ QUE DIGITA ERRADO AUMENTA O TEMPO PARA TENTAR DE NOVO.ALGUÉM TEM ALGUMA SOLUÇÃO PEÇO PELO AMOR DE DEUS UMA SOLUÇÃO.OBRIGADO

  29. SWAT disse:

    Olá,
    Possuo um PPC Mio P550 e o mesmo após atualização passou a ficar com a tela desalinhada e tremendo, tentando realizar uma nova instalação agora o mesmo não entra nem no boot loader, ficando com a tela sem ao menos ligar.
    Alguém pode me ajudar? Não estou conseguindo encontrar assistência técnica no Brasil.
    Grato.
    EduardoF
    CampinasSP

  30. ramon disse:

    ola
    preciso muito do cd de instalação do ppc Mio 550. Formatei munha máquina, perdi o cd e n consigo acessá-lo do meu Pc.
    Alguém por favor pode me ajudar?

    ramongualandi@hotmail.com

  31. robert n disse:

    ganhei um aparelho p 550b, usado pelo ibge,só q nao sei como achesar a internet,vcs tem como me explicar?

  32. eu achei um desse na rua tou com ele ate hoje porto velho-ro

  33. Eduardo Schwery disse:

    Não consigo mais conectar meu Mio P550 ao computador.
    Quando seleciono, no PDA, a função ActiveSync, nada acontece !
    O que fazer ?

  34. ezequiel disse:

    como faso para instalar internet no meu pocketpc ja fui atraz das operadoras movel elas nao fazer noçao e eu tambem e aonde encontro asseçorios para o modelo p550b

  35. bruno disse:

    Gostaria de saber como devo proceder para utlizar a rede sem fio para não está aparecendo e como configurar e o GPS e qual programa utilizar, ou se só configurando o GPS, consigo visualizar a minha localização. Sim e aonde consigo baixar os mapas. Obrigado pela atenção.

  36. Diego Vieira disse:

    Olá, estava trabalhando com um pda desse modelo e terminei perdendo o carregador. onde posso encontrar um para comprar? Será que tem em Salvador-BA?

  37. Ricardo disse:

    Olá, eu gostaria de saber onde posso encontrar para comprar esse pda, estou fazendo um trabalho de pesquisa extenso e acho q ele me seria util.

  38. Pablo Franco disse:

    Há algum tempo atrás eu bloquiei o meu Palm e não consigo achar autorizada para o desbloqueio. Sera que existe alguma senha chave para o desbloqueio?

  39. Olá, Alguém pode me ajudar? Quanto custa e onde posso comprar? Meu e-mail é obs.participante@hotmail.com

Deixe um comentário

