Otimizar LJP no TX e LD – Emulador de Mega Drive e SNES

By dflopes: “Segue um ótimo tópico de como otimizar seus Palm Tx ou LD (ou outro que tenha NVFS) para rodar SNes no LJP.

Assim, continuo o trabalho de garimpar informações em sites internacionais e traduzi-los para montar um Banco de Dados do PdaBr…

Resolvi fazer isso para facilitar a minha vida (e de muito outros usuários), pois sempre que achava um post legal em outros sites, eu esquecia de anotar e perdia a informação. Mas agora não, vem tudo pro PDABr, com as devidas citações dos autores e fontes.

O tópico original…”

Leiam o post completo clicando aqui. Ou, se preferirem, leim a íntegra do texto aqui mesmo.

Segue um ótimo tópico de como otimizar seus Palm Tx ou LD (ou outro que tenha NVFS) para rodar SNes no LJP.

Assim, continuo o trabalho de garimpar informações em sites internacionais e traduzi-los para montar um Banco de Dados do PdaBr…

Resolvi fazer isso para facilitar a minha vida (e de muito outros usuários), pois sempre que achava um post legal em outros sites, eu esquecia de anotar e perdia a informação. Mas agora não, vem tudo pro PDABr, com as devidas citações dos autores e fontes.

O tópico original postado por Afoldo está em Yoyofr´s Stuff

Pena que o Tinnus ainda não integrou nossa comunidade, pois ele tb é um programador de mão cheia – e o meu herói por ter feito o LJP Cool

Toda essa parafernalha é pra rodar a versão mais recente do LJP, a RC2. Mas coma mudança do padrão de memória dos Palms (para NVFS) o Tinnus está reprogramando tudo um novo emulador: LJR

Então vamos lá…

Obs: Para quem tem o LD, é necessário realizar o update da ROM pra v2.0 e não pode usar o SharkCache para deixar a memoria DBCache live para o LJP

Passos:

1) Instale o LJP 1.0RC2 e as roms que vc desejar.

  • Não pergunte onde baixar as roms, pois isso será um trabalho que vc terá que fazer sozinho Wink
  • O LJP você baixa aqui.

2) Delete qualquer programa devorador de memoria dinâmica, até mesmo os desnecessários.

  • Isto inclui ZLauncher e outros programas que rodam em background.
  • Se vc acha o Zlauncher importante, vc tem que escolher: é ZLauncher ou Mario Kart no seu Palm

3) Instale UDMH

  • Esse é imprescindível, pois converte memória livre em memória heap. O Tx possui apenas 4Mb de heap, e o SNes precisa de pelo menos 10Mb (6,300,000 bytes of “Max alloc”) pra rodar suavemente, então UDMH é a salvação.
  • E sempre baixe a versão mais atualizada
  • Apesar de custar US$10,00 (e ser uma dificuldade comprar daqui do Brasil), é indispensável pra quem que tornar seu Palm um bom sistema de emulação.
  • Depois de instalar e resetar, basta habilitar o UDMH (clique no “on”), e o LJP rodará com as opções padrão.
  • Baixe em PalmPowerups

4) Instale o MemUnfragment do Dimitry (mais uma dele Shocked )

  • Voê pode ter 1Gb de memória livre que nada vai adiantar se ela está fragmentada em pacotes de 1Mb, por sorte, o Dimitry já pensou nisso…
  • Novamente instale o programa e dê um soft reset.

5) Install Imazeki’s DBCacheTool

  • Esse progrma eu não conheço, e nem sei pra que serve, se alguem tiver alguma idéia, poste…
  • Continuando, como LJP requer uma grande (grande, grande mesmo) quantidade de memoria DBcache, este programa ajudará vc com isso. O Manual (readme está em japonês, mas basta instalar e deixar nas configurações padrão.
  • Para melhorar as configurações, use “DB” como “Clear Type” e deixe o “Safe Mode” habilitado (clicado).
  • Baixe em: DBCacheTool
  • Instale ambos PRC’s por razões de estabilidade. É recomendável NÃO habilitar o “auto-clear”. Mas faça isso apenas quando for usar o LJP, como??? Use a interface do “Desk Accessory” (DA).
  • Para isso, vc precisará instalar o “Hacker Dude-san’s DALauncher”, depois do qual o ícone do DA estará disponível na barra de tarefas do programa.
  • Baixe em: DAL Launcher
  • E não tem problema instalar o DALauncher depois do DBCacheTool

5.1) Ou use o UnCache como alternativa ao passo 5

  • Como alternativa ao passo 5, vc pode usar o UnCache, e adivinhe quem criou?¹…
  • Ele é o contrário do SharkCache, e impede qualquer programa de ficar travado na memoria cache, liberando mais DBCache.

6) O Sprint final (ou como no post original “The Last Mile”)

  • Limpe a memoria DBcache
  • Reset seu palm
  • Esteja certo que o UDMH está habilitado
  • Rode o LJP e carregue uma ROM bem leve, como “Super Mario World” para testar as configurações
  • Vc precisa tentar o “Sprint Final” em diferentes ordens pra ver qual dá certo no seu palm: reset, habilite o UDMH, limpe a memoria, ou reset, limpe a DBcache e habilite o UDMH
  • Como eperiência dos usuários do LJP, eles recomendam o seguinte:
    a) Limpe a DBCache
    b) Reset se Palm
    c) limpe a DBCache Memory com o DA Laucher outra vez
    d) habilita o UDMH
    e) pode jogar feliz

No final, ele agradece aos programadores que permitiram ele jogar SNes no Palm: Tinnus, YoyoFr, Dmitry, Imazeki, Hacker Dude San.

—————-

Assim que conseguir comprar o UDMH, eu posto os resultados…”

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7 Responses to Otimizar LJP no TX e LD – Emulador de Mega Drive e SNES

  1. alexnadre disse:

    Caros amigos, tem um arquivo no Saved Preferences que no nome tem assim, nome…[…30020] e nome…[…30021], delete os dois q o UDMH volta a funcionar

    valeu

  2. karolbiscardi disse:

    Mas o LJP vai rodar num Palm te2 (palm os 5)? Ele tem uns 32mb de memória ram… precisa de mais?

  3. hotmar disse:

    karol,

    Recomendo que faça a pergunta lá no nosso Fórum – http://www.pdabr.com – pois o autor do tópico participa das discussões daquele Fórum. 😀

    Abraços!

  4. Cristiano disse:

    Como configurar o controle no palm tx?

  5. novato ... disse:

    no site oficial do ljp ouvi falar que palm 680,650 e centro nao é preciso desse UDMH

  6. Snakeheart disse:

    Bem, ainda não tentei os procedimentos…
    Tou meio receoso de começar a tentar.

    Sobre o Treo 680 (meu modelo de Palm):

    Eu tenho a versão 0.7 do LJP, e consegui rodar jogos de SNES e GBC sem nenhum hack especial. A outra plataforma que tentei, o Mega Drive/Genesis, não funcionou, mas imagino que isso tenha sido arrumado nas versões mais recentes do emulador.

    Voltando ao SNES e ao GBC: os jogos de Game Boy Color que testei foram Metal Gear Solid, Pokémon Yellow e Doraemon no Study Boy. Todos tiveram desempenho satisfatório, com travadas aqui e ali, mas jogáveis do mesmo jeito.

    Os jogos de SNES que testei foram Chrono Trigger, Final Fantasy 3 (que na verdade é o 6 em inglês), Final Fantasy 4 (a versão original em japonês; não que isso influencie), Super Mario World e Doom.

    A performance do Final Fantasy 3/6 foi péssima, com framerate baixa e som travando. Apesar de tudo, continuou jogável, mas irritante.
    No Chrono Trigger, foi um pouco mais rápido que o FF3, mas ainda assim lento, com som dando problemas.
    Super Mario World teve desempenho satisfatório muito melhor que FF3 e CT, mas não perdeu as travadas no som.

    Doom, por ser 3D (ou algo parecido com 3D) ficou lento demais, e sem possibilidades de ser jogado. Imaginem algo como “dois segundos por quadro”.

    O que melhor rodou (até mesmo melhor que Mario) foi Final Fantasy 4, com desempenho próximo até mesmo do dos jogos de GBC, mas não 100%.

    Observações importantes: Durante certa vez em que fui jogar Chrono Trigger, usei o “load state” do emulador para ir direto à parte em que estava no jogo, e o jogo, tendo carregado, travou e congelou alguns segundos após; Quando eu retirei e coloquei a bateria para reiniciar o OS, meu Treo entrou num boot loop, e tive que fazer um hard reset para arrumá-lo.

    Também tive problemas de congelamento total do sistema, enquanto jogava os jogos de GBC acima, menos no Metal Gear Solid, que permaneceu estável por todo o tempo em que o joguei..

    Espero ter ajudado alguém. Também pretendo atualizar minha versão do LJP e adotar ao menos algumas das recomendações postadas no site.

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