Tutorial: Como vigiar sua casa com uma webcam

O Márcio Melo publicou um ótimo tutorial ensinando como vigiar sua casa com uma webcam. Muita gente ficou curiosa com esta tecnologia depois da notícia, que correu a Internet, de um alemão que, da Alemanha, descobriu que uma pessoa estava assaltando a sua casa. Muito se questionaram: e como eu poderia fazer isto pra vigiar minha própria residência? Se você estava à procura de algo para realizar esta função, leia este saboroso texto:

Elas podem ser usadas para “visitar” destinos turísticos pela Internet, matar as saudades de amigos e parentes via Messenger, vigiar a segurança da casa, apimentar relacionamentos virtuais… e até ficar de olho no seu bichinho de estimação via celular.

Das mais simples, de cento e poucos reais, às sofisticadas, que já vêm prontas para transmitir em redes Wi-Fi, as webcams não são mais novidade.

Os primeiros exemplos de usos de webcams já são um tanto óbvios, mas se você precisar de ajuda para colocar uma pra funcionar no Messenger, por exemplo, é só consultar esse guia do MSN.

Aliás, caso você não tenha uma webcam propriamente dita, pode ser que dê para improvisar uma: como usar uma câmera digital como webcam.

Mas e quanto à idéia de vigiar o melhor amigo (ou o filho, a namorada, o peixinho dourado…) e finalmente descobrir o que ele fica fazendo em casa quando você não está? Será que a célebre foto do cachorro bêbado que circula pela web pode ser realidade? :-)

Este é o assunto do tutorial, em que exploraremos o funcionamento do EyeSpyFX, um programinha bem fácil de usar e que pode ser testado gratuitamente por um mês. Depois, custa cerca de R$ 80.

Tipicamente, configurar uma webcam para transmitir imagens continuamente para a Internet envolve o uso de um servidor de FTP (file transfer protocol) para onde o software da câmera envia, periodicamente, as imagens capturadas. Os programas mais avançados são capazes de atualizar a imagem apenas quando detectam movimento e, para quem não tem banda larga, conectarem-se à Internet para isso.

Software precisa ser fácil de usar

O EyeSpy FX, evolução do clássico Magellan, simplifica tudo. A instalação é guiada por um assistente que já dá uma idéia das tais utilidades de uma webcam e informa que esta versão 1.6 é da edição “phone and Web”, compatível tanto com celulares, quanto com navegadores Web tradicionais.

Só um senão: se não detectar uma câmera conectada, o programa não roda.

As únicas informações mais técnicas que você precisará saber é se o seu computador está protegido por um firewall e se o seu endereço IP é estático.

Se você está acessando de casa e não sabe a resposta da segunda pergunta, provavelmente seu IP é dinâmico. Quanto ao firewall, o Windows XP SP2 tem o recurso integrado e costuma ficar pertubando o usuário se ele não estiver habilitado – repare no “escudo” vermelho junto ao relógio…

As primeiras informações que teremos que fornecer ao assistente, porém, são mais triviais: o nome que se pretende dar à webcam (escolhemos Larry’s Petcam, em homenagem ao peludo que será o astro deste big brother canino) e o seu e-mail (opcional), usado para identificá-lo no site dos criadores do programa, caso a imagem da sua câmera seja transmitida por lá.

No passo seguinte, aliás, é isso que devemos decidir: a imagem será transmitida direto do PC, ou “refletida” no site do EyeSpyFX.

A primeira opção é mais rápida, mas efetivamente faz do seu PC um servidor Web, o que pode torná-lo vulnerável a invasões. Usando o site do programa, perde-se um pouco de velocidade, mas ganha-se em segurança. Escolhemos a segunda opção.

Estamos no ar!
Na tela seguinte, surpresa: o assistente está completo.

Aqui temos, apenas, um resumo da configuração – basta clicar Finish e executar o programa de verdade, cuja tela principal é bem parecida com aquela primeira da instalação, com o acréscimo de três botões na parte superior e um, na inferior.

O primeiro botão, “Camera”, exibe a imagem que a sua webcam está “vendo” – é bom para testar seu funcionamento e posicionamento. Lembre-se que a maioria das webcams usa sensores CMOS de péssima qualidade, mas a imagem melhora consideravelmente se o ambiente estiver bem iluminado. A imagem do Larry deitado no chão, com pouca luz, não ficou lá essas coisas.

No canto superior direito das duas telas anteriores, ao lado do inevitável “Help”, um ícone com o globo terrestre serve para abrir uma página Web com a imagem da sua webcam. Por enquanto, a página está no que chamamos de “local host” – nada mais, nada menos, que o seu próprio computador, mas já dá para ver como ela se comporta num navegador, com destaque para os controles de zoom e captura.

Configurações e mais configurações
Agora, no alto da tela, apareceu um botão “Settings”, que abre a primeira tela de configuração do programa.

Onde ajustamos a transmissão (broadcast). Aqui dá para definir se a webcam deve aparecer na listagem online do site do programa, se deve exibir uma miniatura (thumbnail) e editar o perfil exibido no site. Logo abaixo, vemos o endereço de transmissão ou o uso do refletor, rodamos novamente o assistente ou, clicando nas duas abas, ajustamos os detalhes técnicos de cada um na mão.

Na próxima tela, “Camera”, escolhemos o dispositivo de captura de imagem (caso haja mais de um disponível), acessamos sua configurações avançadas (que variam de modelo para modelo) e ajustamos o nível de qualidade da compressão JPG. Se a sua imagem está escura, tente alterar o brilho nas tais configurações avançadas – costuma melhorar muito.

Em seguida, temos as opções de permitir ou não a captura de fotos e o zoom pela página Web, inserir a data e hora na imagem ou invertê-la, além de escolher uma “skin” para personalizar a exibição. Também podemos optar entre a exibição em applet Java (padrão), Javascript ou imagens estáticas (a mais compatível). Nas abas, definimos senha para impedir que curiosos bisbilhotem nossa webcam e podemos ativar o recurso de bate-papo.

A última tela de configurações diz respeito às imagens para celular. Tinha esquecido que o programa também permite xeretar a webcam via telefone móvel? Na verdade, o que ele faz é colocar na Internet uma imagem capturada pela câmera no tamanho ideal para você acessar a partir do navegador wap do celular. Aqui você escolhe a resolução da tela do aparelho, o tipo de arquivo e confere como ela vai ficar.

Por fim, para ver a sua câmera de qualquer lugar do mundo, basta acessar a página www.eyespyfx.com/cameras.asp e procurá-la pelo nome.

Há!!! A do cachorro é a Larry’s Petcam, lembra? Quem sabe ele não está online na hora em que você terminar de ler este tutorial? O difícil será fazê-lo parar quieto na frente da câmera – coisa que você pode contornar em casa se investir num modelo como a QuickCam Orbitz, da Logitech, que pode ser girada e inclinada remotamente.

fonte: Wnews

ATUALIZADO: o usuário dalmasont testou e aprovou a idéia, conforme podem ver nesta screenshot tirada do seu Palm:

palmwebcam

About these ads

16 respostas para Tutorial: Como vigiar sua casa com uma webcam

  1. Marcelo Smith disse:

    fala ai amigao !!!!
    gostaria de saber o seguinte….. vou comprar um PDA e vou viajar para a europa, sou da marinha. ‘e possivel colocar o meu pda que tem uma camera que tira fotos e entra na net com wire less para transmitir minhas imagens ao vivo da europa para minha cara atraves do skype ou outro software qualquer???/
    desde ja agradeco
    22 99712033

  2. hotmar disse:

    Marcelo Smith, se o seu pda tiver WiFi e vc encontrar algum lugar da Europa com acesso WiFi, acho que seria possível, sim, transmitir suas imagens direto da Europa para o Brasil. Não sei se o Skype mobile tem a função de videoconferência embutida, mas, de qualquer modo, você poderá enviar as imagens via email, p.ex., ou postando num álbum como o Flickr. :D

  3. cristiano disse:

    qeero vigiar minha ca sa 24 horas por dia

  4. paulo durães disse:

    gostei quero testar

  5. Luan disse:

    Bem eu tenho um pda com wi-fi e gostaria de saber como eu faço para mandar as imagens diretamente para ele!!!
    ou quando eu estiver longe de casa se eu consigo capturar a imagem com ele entrando na internet??

  6. alantattoo e já to on-line disse:

    parabens!!!!!

  7. roberto disse:

    tenho uma cam e gortaria de gravar com ela mais não consigo alguem sabe por favor me ensina

  8. Andreza disse:

    como eu posso colocar minha web cam para vigiar meu quarto e a web cam mandar as imagens vigiadas para o meu celular sansung me ajude por favor

    • Ronaldo disse:

      SEG-CASTRO SEGURANÇA ELETRÔNICA.

      VENDAS, INSTALAÇÕES E MANUTENÇÕES.

      ORÇAMENTOS GRÁTIS

      TEL:. (21) 9378-5335 / 8652-4146
      RONALDO DE CASTRO

  9. Tem um software compilado aqui mesmo no Brasil, também muito interessante. http://remote.hostnat.com

  10. It was a little while until me a long time to figure out everything you were talking about.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: